Confluencia
UM PROJETO COMPLETO PARA PROMOVER UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO TRANSFORMADORA
A obra propõe um ensino totalmente contextualizado. Por isso, a todo momento, os alunos estão em contato com aspectos históricos, políticos, sociais, culturais e linguísticos da língua espanhola. Além disso, a coleção está baseada em projetos com temas fundamentais para a formação cidadã: envolvimento com a comunidade, meios de comunicação, corpo, meio ambiente, mercado de trabalho, entre outros.
Conheça os autores
Paulo Pinheiro-Correa e Xoán Carlos Lagares, junto de Amanda Verdan Dib, Cecilia Alonso, Lílian Reis dos Santos e Maria Fernanda Garbero, reuniram suas experiências em sala de aula para trazer uma metodologia inovadora, que utiliza o ensino da língua espanhola como estímulo ao protagonismo juvenil, sempre considerando o contexto heterogêneo das escolas públicas.
SAIBA POR QUE ESTA NOVA EDIÇÃO FARÁ A DIFERENÇA NA SUA ESCOLA
Apresentando o projeto
O tema, o projeto e os objetivos da unidade são apresentados na seção APERTURA DE UNIDAD. Uma fotografia serve como inspiração para despertar o interesse do aluno pelo assunto e estimular que ele manifeste o que já sabe para a turma. Os projetos bimestrais propostos nos três volumes da coleção são complementares e compõem uma ação integrada na escola.
Foco na formação cidadã
Na seção PARA MOVILIZAR MI ENTORNO são apresentadas ideias e propostas para a realização de um projeto bimestral que convidará o aluno a intervir no seu entorno e a refletir sobre os problemas de sua comunidade.
A escrita na prática
Os alunos praticam a produção de texto em espanhol na seção PARA ESCRIBIR. São propostas com um passo a passo para que a turma aplique as características do gênero do discurso estudado na unidade.
De olho na compreensão leitora e auditiva
A seção PARA ENTRAR EN MATERIA traz atividades com dois ou mais textos escritos e um texto oral, dos mais variados países hispanofalantes.
Trabalho consistente com gêneros discursivos
A seção PARA INVESTIGAR EL GÉNERO apresenta características essenciais do gênero discursivo, sempre contextualizadas em textos e imagens, enquanto explora também alguns conteúdos gramaticais e léxicos.
Estímulo à participação ativa
A seção PARA PENSAR Y DEBATIR convida o aluno a refletir e se posicionar a partir de textos orais, escritos e visuais, estimulando o pensamento crítico e a compreensão leitora e auditiva.
Unidade exclusiva sobre o mundo do trabalho!
Autonomia no aprendizado
A seção AUTOEVALUACIÓN traz perguntas que orientam o aluno a avaliar o seu aprendizado e tirar possíveis dúvidas.
A seção PARA DISFRUTAR mostra aos alunos demonstrações artísticas para desenvolver a fruição estética e a criticidade em relação aos diversos tipos de arte.
Gramática
Para facilitar o estudo, a seção COMENTARIO LINGUÍSTICO aparece no final de cada unidade e traz uma síntese de alguns aspectos linguísticos e gramaticais dos textos estudados. Todos esses recursos foram pensados para favorecer a aprendizagem significativa do aluno e dar segurança para o professor na hora de dar aulas de Espanhol.